top of page

Os efeitos do açúcar nos preparos



Usarmos o açúcar como método de conservação para nossas frutas é uma maneira de prolongar a vida e sabor delas.


Para nossos preparos precisamos sempre escolher os melhores ingredientes, maduros, bem higienizados e em boas condições de uso. Os métodos de conservação não revertem o quadro de microorganismos ou de deterioração, apenas retarda o processo.


Quando aliamos ao tratamento térmico o açúcar promove a conservação através da osmose, reduzindo a água do produto e assim minimizando o crescimento microbiano. O uso de calor tem por objetivo a redução dos microrganismos e a desnaturação de enzimas. Para isso não preciso usar apenas o calor no preparo do xarope, mas é possível tirar proveito de métodos como o branqueamento, secagem e concentração, onde ocorre total ou parcial eliminação dos microorganismos.


A refrigeração também é uma opção para aliar ao açúcar, é possível preparar seus xaropes em calor, e após o término congelar, Isso pode te ajudar muito em preparos com sabores sazonais, uma vez que as frutas com maior concentração de sabor estão limitadas em um período de tempo do ano. Este processo não destrói os micro-organismos, mas inibe-os, diminuindo sua multiplicação.

Quer ler mais?

Inscreva-se em elensouza.net para continuar lendo esse post exclusivo.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

gelo

bottom of page