top of page

gelo



Um item tão essencial fica sempre para escanteio no dia a dia.


Eu acho até que sem gelo não tem drink. Ele é a ultima coisa a ser descartada quando fechamos o bar.


Seja aquele montinho de gelo picado que você vê num Mint Julep ou a pedra gigante que embeleza um Old Fashioned, o tipo de gelo que você escolhe faz uma diferença enorme na qualidade do seu drink.


O gelo faz várias coisas num coquetel, além de óbvio, que é manter tudo gelado. Ele também ajuda a diluir a bebida, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do drink.

Aquele gelo sólido que você joga no copo tem sua função: ele realça sabores, os taninos, e faz com que os whiskies liberem notas frutadas.



Agora, você já se perguntou por que uns usam "gelões", outros gelos quadradinhos e tem os gelos em forma de tubo?


É tudo sobre a quantidade de superfície de contato. Quanto mais superfície de contato, mais rápido o gelo derrete e, bem, isso significa mais água no seu drink.


E quando o assunto é agitar ou mexer com gelo, o segredo está na diluição mais uma vez.


Agitar quebra o gelo e dilui mais rápido, enquanto mexer precisa de um truque para quebrar o gelo em pedaços menores, geralmente usando a ponta de uma colher de bar. Mas cuidado com gelos muito pequenos, eles diluem demais.


E sobre a história de usar gelo transparente? Não precisa se preocupar tanto com isso. Embora pareça bonito e teoricamente derreta mais devagar do que o gelo turvo, não faz uma diferença enorme na qualidade do seu drink. Tudo depende de quanto tempo e espaço você quer gastar fazendo gelo no freezer.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page