top of page

Quer saber qual a real treta entre o açúcar cristal, o açúcar refinado e o impalpável?



Vamos desvendar esse mistério doce que embala o mundo da coquetelaria! 🍹


O açúcar cristal

É o famosinho, aquele que tá em toda parte - do cafezinho ao docinho da sobremesa. Aqui no Brasil, é extraído da cana-de-açúcar, mas na Europa, é comum encontrarmos o açúcar branco, feito de beterraba. Mesmo com essa diferença botânica, a verdade é que no copo do coquetel, o sabor é quase igual - então, nem precisa se preocupar com isso!


Aqui vai o babado: o açúcar cristal passa por um processo mais relax, com menos química, o que deixa o xarope de açúcar com uma cor mais irregularzinha.



Açúcar refinado


É um pouquinho mais chique, passa por um processo de clareamento até que sua cor esteja suave e uniforme, e ainda tem grãozinhos menores, bem fininhos.


Mas vamos combinar que no final das contas, ambos adoçam a vida dos drinks!


Agora, o que vai alterar o seu xarope simples é o açúcar impalpável.




Açúcar impalpável


Também conhecido como açúcar de confeiteiro, possui grãos muito finos, com aspecto de talco. É mais usado na confeitaria, por conferir massas mais homogêneas. Na coquetelaria é a textura perfeita para incrustar ou decorar taças. Esse tipo de açúcar não é recomendado para xaropes, pois sua fórmula possui adição de amido, para que os grãos não se juntem novamente formando cristais maiores.



Agora que vc já conhece as diferenças, escolha o que mais cabe no seu dia a dia e boa produção.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

gelo

Comments


bottom of page