Orgeat


O orgeat é um xarope a base de leite de amêndoas, açúcar e água de rosas ou laranjeira, e as vezes as duas juntas.


Existem registros desse ingredientes em livros de bares desde de 1860, mas antes mesmo de brilhas em drinks, ele já era servido como uma iguaria.


A palavra Orgeat tem origem no latim, “Hordeaceus” que significa “feita com cevada”. Sim... no principio a bebida era feita com cevada e amêndoas ( as vezes até sem elas)


Em alguns países, existe similares dessa bebida preparados a base de outras oleaginosas, é o caso Horchata, a base de arroz e temperada com canela, vinda do México.


Na década de 1940, o orgeat começou sua carreira na coquetelaria tiki, pelas mãos do Trader Vic que o usava como um adoçante.


Atualmente as amêndoas tem sido um item bastante caro, não apenas para comparar mas também são custosas para produzir demandando muitos recursos naturais. Com o desenvolvimento da coquetelaria e grandes bares ao redor mundo incorporando práticas sustentáveis esse ingrediente passou ganhar substitutos.


Muitos bares pelo mundo passaram a produzir o orgeat com ingredientes alternativos como croissant amanhecido, sementes de girassol, de abóbora e mesmo caroços de abacate. Você pode achar essas receitas clicando aqui.


Esses ingredientes citados, não costumam fazer parte do nosso dia a dia de bar, (talvez as sementes de girassol e abóbora sejam as mais acessíveis para nós), mas muitos bares de restaurantes servem frutas e quase toda cozinha tem melão em algum lugar do cardápio. Então a receita alternativa que vou te propor é preparar com sementes de melão.


Primeiro passo é preparar o leite das sementes:


Ingredientes:

  • sementes de 1 melão

  • 200 ml de água


Modo de preparo:

Separe apenas as sementes e lave bem elas para tirar o sabor da fruta. Coloque no liquidificador com a água e bata bem. Com ajuda de uma super bag ou pano.


Você também pode ver o passo a passo no vídeo clicando aqui.


O sabor é muito parecido com o de amêndoas. Você pode usar as sementes sem lavar, se quiser dar um toque de sabor de melão.



Agora vamos ao preparo do Orgeat:


Ingredientes:

  • 200 ml de leite de sementes de melão

  • 200 g de açúcar

  • 3 gotas de solução salina

  • 4 gotas de água de rosas

  • 4 gotas de agua de laranjeira


Modo de preparo:

Em uma panela junte o leite e o açúcar, aqueça mexendo sempre até que o açúcar se dissolva por completo. Importante não deixar ferver. Tire do fogo assim que não restar mais grânulos de açúcar. Acresce o restante dos ingredientes e mexa bem para homogeneizar. Guarde em um garrafa esterilizada e com tampa, na geladeira por até 15 dias.


Para aproveitar ainda mais, o curso Repense Seus Ingredientes está na ÚLTIMA SEMANA DE INSCRIÇÕES para a nova turma em Maio. Corre garantir sua vaga CLIQUE AQUI


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo