Como transformar o delivery mais sustentável?




Segundo o Atlas do plástico, em 2018, o Brasil produziu cerca de 79 milhões de toneladas de lixo, tornando-se um grande “aterro” na América Latina. O plástico representa 13,5% desse volume, ou seja 11,3 milhões de toneladas. Esse número faz com que o país seja o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo.


Com o aumento do delivery e das compras online em todo o país, a produção de lixo foi elevada às alturas e os níveis de resíduos plásticos subiram ainda mais, os bares e restaurantes também têm a sua parcela nessa conta.



Então como podemos fazer que o nosso delivery não prejudique as gerações futuras?




Hoje aqui no país já existem muitas empresas que oferecem embalagens biodegradáveis. E estou contando os biodegradáveis de verdade, produtos realmente bons e não aqueles plásticos que prometem se "desintegrar" na metade do tempo convencional (400 anos).



Como podemos escolher bons produtos?



Fique atento à composição: esses produtos devem conter compostos orgânicos para que os agentes biológicos naturais consigam fazer sua degradação de forma rápida. Evitando assim a contaminação do solo, rios e afins. A legislação obriga que pelo menos 50% de sua composição seja de origem vegetal. A partir de 2025, vai aumentar para 60%.




Procure empresas certificadas: só assim você ter á segurança que está mesmo comprando esses “descartáveis do bem”.






Existem copos, canudos, sacolas e embalagens para comida de diversos produtos nacionais, como por exemplo o bagaço de cana, fécula de mandioca, palha de palmeira, bambu, papel e madeira de reflorestamento. O mais legal desses materiais é que além deles serem compostáveis, na sua grande maioria são feitos a base de subprodutos industriais. Que isso quer dizer? A matéria prima usada para a confecção dessas embalagens são itens descartados por grandes empresas de diversos setores.


Eu separei algumas empresas nacionais de embalagens biodegradáveis que podem virar seu fornecedor:




OKA Biotecnologia

Na linha de produtos da OKA têm copos e potes de vários tamanhos. Eles são produzidos com fécula de mandioca e sua composição o torna resistente, parecido com um isopor e você pode usar com bebidas quentes. O melhor de tudo é que além de ser compostável ele também é comestível. Veja o site aqui.




Terraw

A empresa produz embalagens 100% feitas de bagaço de cana e palha de trigo. Elas podem ir para o forno, são resistentes para usar com líquidos, não possuem corantes e muitas das embalagens possuem a opção com tampa, sua textura se assemelha às embalagens de papel, porém são muito mais resistentes. A marca fabrica canudos, copos, potes e embalagens de viagem de todos os tipos. Veja o site aqui




Estilo Pack

Uma empresa 100% sustentável que trabalha com duas linhas de produtos, a própria e a personalizável que você pode encomendar já com a logo do seu bar ou evento. São produtos feitos de papel de alta gramatura. Veja o site aqui




Azevedo Biodegradáveis

Os produtos são feitos a base de fibra vegetal de reflorestamento e se degradam em até 6 meses quando descartados junto ao lixo orgânico. Também possui embalagens personalizadas e linha própria. Veja o site aqui.




Outra dica para deixar seu delivery mais sustentável é apostar nas embalagens retornáveis, elas podem ser uma econômica para o bar. Mas, para que esse tipo de ação dê certo de verdade você precisa investir em promoção de vendas e desconto para incentivar que o cliente leve de volta a embalagem quando for realizar um novo pedido. Pode ser até o desconto do valor da garrafa, todo mundo adora uma pechincha.


A melhor opção ainda é o uso consciente, reduzindo o consumo, dando preferência aos produtos com embalagens reutilizáveis e separar o lixo para reciclagem, mas você sempre pode contar com empresas confiáveis e certificadas para embalar seu produto com muita responsabilidade ambiental.




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

São Paulo, SP  - Brasil

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn