Encante seu cliente

Atualizado: Jul 16

Consumimos muitas coisas todos os dias, mas como fazer um cliente se apaixonar pela sua loja?


A experiência de consumo está ligada em todo o processo, da escolha à decisão de compra até o uso do produto. Entenda como elaborar esse caminho de modo que o cliente fique encantado e crie uma memória emocional, isso fará ele se fidelizar e indicar sua loja aos amigos.


Seu consumidor:

Com certeza você deve ter seu público alvo definido, mas para criar uma experiência de consumo completa não basta saber faixa etária, ocupação e preferências, você precisa identificar a motivação de compra. A decisão final é muito vinculada a fundamentos emocionais do nosso subconsciente.

Descubra quais são seus interesses e necessidades únicas. Crie um personagem para te ajudar com esse quesito. Por exemplo: Juliana, é solteira e gosta de sair sozinha, ele frequenta bares de coquetéis mais tranquilos. O que você pode fazer para tornar esse ambiente favorável para Juliana queira permanecer por horas no seu bar e ainda fazer com que ela volte? Aprofunde seu ambiente de vendas, mantenha-o um lugar aconchegante, crie um clima com luzes, treine sua equipe para que o atendimento seja presente sem ser impertinente. Juliana não busca apenas um ambiente para comer e beber, ela busca uma gratificação emocional.


Jornada de compras:

Conheça quais são os pontos de contato com seu consumidor. Eles mostram todos as oportunidades em que o freguês pode relacionar-se com a empresa. Essa jornada possui basicamente três estágios:

A consciência, que é o reconhecimento da sua necessidade;

A consideração, quando se dá a análise de todos os produtos/serviços do mercado;

A decisão de compra, gerada após a ouvir as opiniões aí então checar as informações de custo benefício.

Por isso a agilidade, consistência e flexibilidade da empresa deve ser muito bem planejada. A experimentação da sua marca começa mesmo antes do cliente entrar na loja. Por exemplo, Flávio quer levar a namorada para um jantar romântico, a sua experiência começa na buscar do lugar, seja por indicações ou na internet, esse pode ser o primeiro contato com o estabelecimento; a reserva (seja por telefone por aplicativo) deve ser facilitada e tirada todas as dúvidas. No dia do jantar, o terceiro ponto de contato será a portaria, como o seu cliente será recebido? No valet, pela hostess ou o garçom que os levará até a mesa? Quem irá atender o casal, o cardápio, são mais alguns exemplos de pontos de contato.


A equipe:

Sua equipe é a parte viva da sua empresa, não adianta nada ter uma loja fantástica, produtos de qualidade e preços competitivos se não existe atendimento qualificado. A maneira com que eles interagem com o cliente faz toda diferença. São eles que vão apresentar os valores e funcionalidades da sua marca, dar sugestões e proporcionar uma vivência personalizada dentro da sua loja, por isso invista no treinamento e formação de seus colabores.


Pós-vendas:

A experiência com o seu produto ou serviço não precisa terminar quando o cliente sai da loja. É muito importante receber um feedback do cliente, ele pode ser captado durante a compra, através de seus colaboradores, ou no meio digital. Importante é encontrar a melhor forma de se comunicar com o seu cliente e entender como foi atendido. Quando o cliente sente que é a opinião dele é ouvida, ele constrói uma relação de confiança com a empresa.


Encantar um cliente provoca conexões emocionais e elava os níveis de satisfação, atrai comentários positivos em redes sociais e sites de avaliação, suscita novos clientes, aumenta a taxa de retorno e com isso cria uma vantagem competitiva.

31 visualizações

CONTATO

São Paulo, SP  - Brasil

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn