top of page

Cerveja como insumo



Quando deixamos de pensar na cerveja como algo que só pode ser usado para complementar um coquetel, abrimos um mundo de possibilidades.


Existem algumas formas de como manipular esse ingrediente para ressaltar ainda mais seus aromas e sabores, e essa é uma ótima saída para usar aquele teste te torneira do chopp (só lembra de usar um recipiente higienizado em?)



Redução


Uma redução é processo da retirada de água de uma receita. Ele pode ser extraído a frio por centrifugação, em máquinas de alta rotação que separam camadas mais densas de ingredientes, ou pelo método de evaporação. Esse processo é utilizado para potencialização de sabor. Essa técnica é super simples, basta ligar o fogo e deixar a água evaporar até a concentração de sabor desejada.




Licores


Um licor é proveniente de uma redução, porém caracteriza-se pela sua doçura e baixo teor alcoólico, o açúcar adicionado ajuda a caramelizar alguns ingredientes, acrescentando sabor e textura a receita. Por ser um agente conservante esse açúcar também prolonga a validade do insumo. No passado, os licores eram referidos como cordiais e muitos têm uma história que remonta os séculos, pois eram frequentemente usados ​​medicinalmente. Por exemplo, licores herbais populares - incluindo Beneditino e Chartreuse - foram originalmente criados como remédios para várias doenças, muitas vezes por monges especializados em alquimia, os mesmos que usavam as cervejas também como remédios.



Espumas e outras receitas


Existe uma infinidade de receitas que podemos usar a cerveja, principalmente hoje em dia quando temos uma variedade imensa de sabores e estilos. Além dos licores é possível trabalhar esse ingrediente no preparo de bitters, espumas e caramelos por exemplo. Tudo começa pela redução, para que você concentre o sabor e libere o gás da cerveja escolhida.



Par você aproveitar ainda mais suas cervejinhas e chopps, vou disponibilizar algumas receitas para os assinantes da Comunidade Repensante:


(Se você ainda não faz parte da comunidade se inscreva no botão abaixo)

Quer ler mais?

Inscreva-se em elensouza.net para continuar lendo esse post exclusivo.

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

gelo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page